Veja 10 curiosidades sobre a Guerra Fria e entenda melhor este fato histórico:
1) O conflito aconteceu entre as duas maiores potências da época, Estados Unidos e a antiga União Soviética. Recebeu o nome de “Guerra Fria“, pois ambos os lados não entraram em confronto direto e com armamento nuclear, podendo ser considerada uma guerra de disputas estratégicas e conflitos ideológicos.
2) A primeira parte da Guerra Fria foi a corrida armamentista, onde houve uma disputa de armamentos entre os Estados Unidos e a União Soviética, com o principal objetivo de mostrar quem tinha mais poder bélico.
3) Durante o período da Guerra Fria, os EUA e a URSS também se envolveram em outras guerras diretas, fornecendo recursos financeiros e armamentos para lados opostos. Exemplo disso foi a Guerra do Vietnã, onde o Vietnã do Sul teve apoio dos Estados Unidos, através de dinheiro e armas, e o Vietnã Norte teve a União Soviética como aliado.
4) Em 1950, iniciou-se a Guerra da Coréia também como um dos desdobramentos da Guerra Fria. De um lado, Estados Unidos e o Reino Unido, aliados da Coreia do Sul, do outro, a China e a União Soviética, aliadas da Coreia do Norte a favor do comunismo.
5) A luta entre os norte-americanos e os soviéticos também desencadearam diversas ditaduras militares na America Latina. Países como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai foram algumas das nações que perderam suas democracias com apoio dos Estados Unidos.
6) A Guerra Fria também se estendeu para o espaço. A chamada corrida espacial começou a partir de 1957, quando as duas potências começaram uma disputa por satélites, missões espaciais, foguetes e até pela lua. Os soviéticos mandaram o primeiro homem ao espaço, e os norte-americanos enviaram o primeiro homem à Lua.
7) A Guerra Fria foi um combate que gerou uma divisão global entre dois lados: capitalistas e comunistas. Entretanto, alguns países como Índia, Africa do Sul e Egito mantiveram a neutralidade, o que gerou o Movimento dos não Alinhados. A primeira conferência deste movimento aconteceu em Bandung, na Indonésia em 1955, e envolveu 29 países.
8) Durante todo o período da Guerra Fria, o Estados Unidos espalhou sobre todo o seu território enormes sirenes de alerta com 3,5 metros de comprimentos. As sirenes eram tão poderosas que podiam transformar névoa em chuva.
9) Em meados da década de 1980, a antiga URSS começou a instaurar medidas políticas e econômicas durante o governo de Mikhail Gorbachev. A Glanost (transparência, em russo) e a Perestroika (reestruturação, em russo) tinham como principais objetivos salvar a economia soviética e garantir maior abertura política. Estas medidas foram as principais responsáveis pelo fim da União Soviética, que foi dissolvida em 26 de dezembro de 1991.
10) O principal marco que simbolizou o fim da Guerra Fria foi a queda do Muro de Berlim, que durante quase 30 anos dividiu a capital da Alemanha em lados socialista e capitalista. O Muro de Berlim foi derrubado pelos próprios cidadãos alemães em 9 de novembro de 1989.