QGnianos, dica de estudos de hoje importantíssima para vocês! Top 10 temas possíveis para a redação do ENEM 2015:
O tema foi sugerido por ser a última oportunidade de ser cobrado, uma vez que as Olimpíadas acontecem em 2016. Uma ideia legal, é abordar em seu texto exemplos de outros países que sediaram os jogos.
Violência nos Estádios
A sugestão é problematizar o assunto, comentando as causas da violência, usar exemplos para fundamentar argumentos e sugerir soluções.
Liberdade de Expressão
O atentado terrorista à revista Charlie Hebdo, na França, levantou novamente esta questão. Seria legítimo postar o que pensa, mesmo que isso ofenda a crença alheia? Apesar de ter sido um acontecimento fora do Brasil, a liberdade de expressão é um tema recorrente.
Redução da Maioridade Penal
Segundo Andrea Ramal, não se deve trazer questões de direitos humanos, e sim, abordar a problemática que leva o menor ao mundo do crime. Clique aqui e saiba mais sobre o tema.
Maus Tratos aos Animais
Carolina Pavanelli, do Pensi, sugere que o aluno não escreva apenas sobre animais domésticos, mas que seja abrangente comentando sobre o tráfico de animais silvestres (leia aqui sobre a causa número 1 de morte de animais silvestres no Brasil) e as condições de abate que são submetidos animais criados para consumo.
Justiça no Brasil
Neste caso, o candidato pode abordar assuntos como a Operação Lava-Jato, ou como os “justiceiros” que desejam punir os criminosos com as próprias mãos.
PEC das Domésticas
Em 2014, foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição das domésticas. Uma boa sugestão é abordar maneiras de aumentar a eficácia da lei.
O programa, lançado em 2013, chamou a atenção para as falhas na saúde e a chegada de cubanos para trabalhar em postos de saúde do país. Os alunos podem comentar sobre os problemas de acesso ao atendimento médico e o que pode ser feito para melhorar essa situação.
Mobilidade Urbana
As cidades grandes enfrentam sérios problemas de engarrafamento, além do aumento da poluição. Uma ideia é sugerir a melhora dos transportes públicos. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.
Se o tema abordado for a mulher, pode-se falar de violência doméstica, diferença salarial e a baixa representação feminina. Outra possibilidade é o tema o direito civis dos homossexuais, o que possibilita a abordagem de assuntos como a união civil e licença-paternidade.