O que faz
O biólogo trabalha no desenvolvimento de pesquisas sobre seres vivos em geral, desde os seres moleculares até o ecossistema. A carreira é bem abrangente para o bacharel de Ciências Biológicas onde, como por exemplo, o profissional pode atuar em descobertas essenciais para a vida humana por meio de estudos em Universidades e outros institutos de pesquisa. O biólogo também pode trabalhar em parceria com outras áreas, como a Medicina. Além disso, esse profissional pode exercer sua função em indústrias farmacêuticas e alimentícias desenvolvendo estudos e pesquisas para seus produtos. Já na licenciatura do curso, o profissional pode dar aulas nos graus médio e fundamental de ensino, como também desenvolver ações educativas junto de museus, empresas, escolas e ONGs.
Perfil do profissional
Estudar Ciências Biológicas é estudar principalmente todas as espécies vivas. O futuro biólogo deve exercer o estudo dos seres que vivem em nosso mundo e desenvolver melhorias na qualidade de vida de todas as espécies. A pesquisa é o campo em que o profissional irá atuar em todas as fases de sua carreira, por isso a atenção e necessidade de constante estudo devem fazer parte do perfil do biólogo.
O curso
Como já citado anteriormente, o curso pode ser Bacharelado ou Licenciatura com duração média de 4 anos. No bacharel, as matérias de Matemática, Estatística e Física possuem grande peso no curso. Matérias específicas são divididas entre laboratórios e pesquisa de campo. Algumas universidades oferecerem especialização como Biologia Marinha, Biologia Vegetal, Zoologia, entre outros. Na licenciatura o aluno estuda as áreas básicas como ecologia, botânica e genética. Matérias da área pedagógica também estão inclusas no currículo como psicologia da aprendizagem, didática, metodologia de ensino, entre outras. O trabalho de conclusão de curso é exigido na maioria das universidades.
Mercado de trabalho
A amplitude do mercado biológica faz com que o profissional possa atuar em áreas diversas depois de formado. A área ambiental é a mais procurada pelos profissionais. A área de indústria está em constante trabalho junto dos biólogos para o desenvolvimento de pesquisas e novos produtos, podendo ser de qualquer segmento. Outras em que se podem atuar são: biodiversidade, genética e biotecnologia.
Para os licenciados, há a possibilidade de trabalhar em escolas e projetos que sempre carecem de profissionais da área.
A atuação no mercado depende do registro no Conselho Regional de Biologia.
Onde estudar
Segundo o ranking da Folha de São Paulo, as 5 melhores Universidades para cursar este curso são:
1º Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
2º Universidade de São Paulo (USP)
3º Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
4º Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
5º Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)