O Brasil, como um país miscigenado culturalmente, possui também diversos estilos de Carnaval, já que cada região tem suas tradições e costumes. Vamos falar sobre alguns deles:
Coco Alagoano
O Coco é um ritmo típico da região nordeste, principalmente em Pernambuco, Paraíba e Alagoas. A dança possui influência, principalmente africana, mas também indígena e é feita em pares, fileiras ou círculos, além de terem suas músicas cantadas. Hoje em dia, a dança possui traços das regiões ao qual fazem parte.
Jongo
Esta festa é oriunda do Vale do Paraíba Paulista e tem traços da cultura dos bantos, escravos das regiões do Congo e Angola que vieram trabalhar nas fazendas da região paulista. Considerado o pai do samba, o jongo influenciou muito na nossa cultura. O Jongo virou Patrimônio Cultural em 2005 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Frevo
O frevo é um ritmo musical e uma dança bastante conhecida no Brasil e original de Pernambuco no século XIX. O frevo foi declarado como Patrimônio Imaterial da Humanidade da UNESCO em 2012. As danças costumam ser compostas de acessórios e roupas coloridas, além de serem dançadas em grupos pelas ruas durante o Carnaval. Um dos cantores mais famosos do frevo é o Alceu Valença.
Partido Alto
O Partido Alto é um formato de samba variado do Congo, outro ritmo citado acima e que possui grande importância na formação do ritmo musical. O samba do Partido Alto é cantado com refrões e tocado por instrumentos musicais como violão, cavaquinho, pandeiro, surdo, agogô entre outros.
Samba de Roda
O samba de roda baiano é uma forma de preservação da cultura africana que fez parte da História do país, assim como teve influência dos portugueses, que adicionaram os instrumentos musicais com viola e pandeiro, ao ritmo. As cantigas interpretadas pelos cantores que fazem parte do Samba de Roda, costumam ser típicas e históricas. As danças costumam ser feitas em grupos em formato de roda.
Zé Pereira
Este estilo de pular Carnaval é oriundo de Portugal, no século XIX. Zé Pereira é formado de foliões tocando bumbos. A festa possui uma espécie de “lenda” ou rumor, sobre um sapateiro português em meados de 1850 José Nogueira de Azevedo Paredes, que vivia no Rio de Janeiro e fez história. Em algumas fontes, dizem que esta não é a origem do nome dessa festa de Carnaval, já em outras, como livros sobre Carnaval, essa história é considerada fatídica. O que importa é que é uma festa importante para nossa cultura e costuma ser pulada no sul do país. 😉
Bom Carnaval! 🎉