Os Jogos Olímpicos se originaram em Olímpia (Grécia antiga) em meados de 776 a.C. Naquele período, os jogos eram realizados em homenagem aos deuses gregos, sendo que Zeus era o mais homenageado. Além disso, os jogos eram realizados com a intenção de promover a amizade e integração entre os povos.
O único esporte, até a décima terceira competição, era a corrida. No quinto século antes de Cristo, já eram dez modalidades esportivas disputadas: corrida, salto em distância, lançamento de dardo, pentatlo, arremesso de disco, pancrácio, boxe, luta, corrida de bigas e corrida de cavalo.
Os primeiros jogos olímpicos da era moderna foram realizados em Atenas, em 1896. Os 285 atletas de 13 países disputaram provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis.
Com frequência o termo Olimpíada é usado para nomear o evento dos jogos olímpicos. Tecnicamente, olimpíadas corresponde ao período de quatro anos compreendido entre uma edição e outra dos jogos olímpicos.
Os jogos olímpicos ocorrem de quatro em quatro anos e conta com a participação de atletas de quase todos os países do mundo. Os vencedores das competições sobem ao pódio e recebem diplomas e medalhas, ou seja, para o primeiro colocado, a medalha de ouro, para o segundo a de prata e para o terceiro a de bronze.
A classificação dos países vai acontecendo de acordo com a quantidade de medalhas de ouro obtidas, em caso de empate são contadas as de prata, persistindo o empate são contadas as de bronze. Depois, segue-se o hastear das bandeiras das nações dos vencedores e ouve-se o hino nacional do 1º classificado.
O símbolo das olimpíadas é formado por cinco anéis entrelaçados que simbolizam os cinco continentes, cada um representado por uma cor: Oceania (verde), Ásia (amarelo), África (preto), Europa (azul) e América (vermelho).