Os resultados dos vestibulares estão próximos, então, novas oportunidades vão aparecer na sua nova vida de calouro. Veja alguns pontos em que é preciso ficar de olho.
Tipos de instituição
É importante entender a diferença entre faculdade, universidade e centro universitário. Vamos lá!
A faculdade é a instituição que se compromete apenas com o básico: o ensino, isto é, o professor na sala de aula dando a matéria.
O centro universitário é o que também oferece o ensino, contudo busca desenvolver um pouco de pesquisa e extensão.
A Universidade busca desenvolver ao máximo ensino, pesquisa e extensão.
A pesquisa e a extensão podem oferecer muito ao estudante. Por exemplo, um estudante de Ciências Contábeis que se dedicasse a uma atividade de extensão onde tira dúvidas da população sobre imposto de renda. Esse tipo de atividade pode ser adicionada ao currículo depois. Além disso, os projetos de pesquisa e extensão costumam ser remunerados.
Uma outra ótima opção é a monitoria. O estudante pode trabalhar dentro da universidade, ou seja, ganhando experiência, e, no caso de uma universidade particular, recebe uma bolsa de estudos, que pode reduzir a mensalidade entre 50% a 70%.
Outra opção é a participação nas entidades estudantis. Os centros acadêmicos são geridos pelos próprios estudantes e costumam investir em projetos sociais e empresas júnior, que podem auxiliar muito na hora de adquirir experiência profissional.
Vá atrás do seu diferencial. Muitos têm o diploma, por isso é importante buscar aquilo em que você pode fazer melhor do que os outros.