Antes de escolher um curso de graduação, é muito importante verificar se este curso é realmente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Um dos critérios para que a graduação esteja dentro de todos os parâmetros necessários para ser considerada válida é obter a carga horária mínima de 3 anos. Em alguns casos, como nos cursos tecnólogos, essa carga horária pode ser inferior a 3 anos.
Você pode verificar através deste edital o tempo mínimo necessário para cada curso de graduação.
Outro ponto importante na hora de escolher o curso superior é saber o ranking da graduação na qualificação do Ministério da Educação (MEC). Neste mês, o MEC divulgou uma avaliação dos cursos de graduação das universidades públicas e privadas do Brasil. Mais de 8 mil cursos em mais de 2 mil faculdades foram avaliados através de um questionário respondido por 447 mil universitários.
Para a avaliação, foram levados em consideração critérios como o desempenho do curso, a formação dos professores, a performance dos estudantes e a estrutura da faculdade. O chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC) mostra, que em 2015, somente 1,2% dos cursos obtiveram a nota máxima 5. Veja a relação completa:
– 11,3% tiraram notas 1 e 2, que são insatisfatórias
– 57,7% tiraram nota 3
– 26,5% ficaram com conceito 4
– 1,2% dos cursos tiraram nota 5
Os dados analisados foram coletados com base no Enade (prova que analisa rendimento dos concluintes dos cursos de graduação) e outros índices coletados pelo governo federal. Os cursos que obtiveram as notas mais altas foram Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Design Gráfico e Economia. E as piores em Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Design de Interiores e Direito.
Veja os gráficos das notas dos cursos no último Enade:
Enade Geral
Provas com as mesmas questões para todos os cursos.
Enade Específico
Provas com questões específicas para cada curso.
Para verificar qual a avaliação do MEC para o curso de graduação que você cursa ou tem interesse em cursar, acesse http://emec.mec.gov.br/