Para o desenvolvimento da prova do Enem, composta de uma parte objetiva e uma redação, é utilizada uma matriz de competências. Dessa forma, a palavra competência está ligada à capacidade do estudante de dominar a norma culta da Língua Portuguesa, Compreender Fenômenos Naturais, Enfrentar Situações-Problema, Construir Argumentações Consistentes e Elaborar Propostas que atentem para as questões sociais. Cada competência corresponde a um conjunto de “habilidades”, que seriam a demonstração prática dessas competências.
A matriz de referência apresenta um conjunto de 120 habilidades, sendo 30 para cada uma das quatro grandes áreas que compõem o exame: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
A prova do Enem é estruturada de forma a incentivar o raciocínio através de questões que verificam o conhecimento dos alunos por meio de enfoque interdisciplinar. Neste caso, os conteúdos do ensino médio são medidos através de questões contextualizadas, que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento, e não a mera memorização de informações.
A matriz de referência da redação não possui habilidades, porém conta com um conjunto de competências específicas, bem como níveis de conhecimentos associados a elas.
Acesse: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf