De acordo com o sistema de classificação de 5 reinos, existem certas controvérsias quanto ao Reino Protoctista, visto que de acordo com as diretrizes taxonômicas mais modernas o critério mais importante para a classificação de um reino, seria o fato de ser monofilético, isto é, ter todos os seus representantes com um ancestral comum no passado. Desta forma observamos que as pesquisas mais recentes demonstram que o Reino Protoctista é claramente polifilético, isto é, seus principais representantes denominados algas e protozoários tem ancestralidade distintas. De modo que, no Reino Protoctista serão incluídos todos os eucariontes que não são plantas, fungos ou animais.
Protozoários são organismos unicelulares, coloniais ou não, heterotróficos, a maioria vivendo em água doce, água salgada e terra úmida, obtendo seus alimentos principalmente por absorção e alguns poucos por ingestão. O alimento capturado normalmente é transformado através da ação dos lisossomos em moléculas mais simples que poderão ser absorvidas. Dentro deste Filo existem ainda organismos parasitas, que absorvem o alimento diretamente de seus hospedeiros.
Normalmente ocorre de forma assexuada por bipartição ou cissiparidade, no entanto, alguns reproduzem-se por divisão múltipla ou esporulação. Neste último o núcleo divide-se diversas vezes por endomitose antes de haver inúmeras fragmentações do citoplasma, formando várias pequenas células.
A maioria das espécies de protozoários apresenta processos sexuados de reprodução. O processo mais elaborado de reprodução sexuada em protozoários é chamado conjugação, onde dois indivíduos promovem recombinações genéticas gerando variabilidade, através de trocas micronúcleos.
Veja as principais diferenças entre os hospedeiros dos protozoários:
- Intermediário abriga um parasita na fase de larva
- Hospedeiro definitivo abriga um parasita na forma adulta
- Reprodução – se o parasita se reproduz assexuadamente, o hospedeiro é intermediário
- Se o parasita se reproduz sexuadamente, o hospedeiro é definitivo
Exemplos: Caramujos, caracóis e lesmas são hospedeiros intermediários do Schistossoma mansoni (causador da Esquistossomose). Mosquitos do gênero Anopheles são hospedeiros definitivos dos Plasmodium (causador da Maláris), enquanto o homem é hospedeiro intermediário.
Enem 2015
Euphorbia milii é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.
MOREIRA, C. P. S.; ZANI, C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia, n. 3, 2010 (adaptado).
O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da
- A) dengue.
- B) malária.
- C) elefantíase.
- D) ascaridíase.
- E) esquistossomose.
Resposta: E