O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova desenvolvida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira) voltada para estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. O objetivo do exame, até 2008, era possibilitar ao candidato uma avaliação das competências desenvolvidas ao longo do ensino fundamental e do ensino médio (educação básica).
Em 2009, o acrescentou aos objetivos do Enem a seleção para o ingresso no ensino superior e passou a ter uma matriz de referência voltada para avaliar o domínio de competências e habilidades em quatro áreas do conhecimento e redação.
O Enem ocorre em dois dias consecutivos. No sábado, os candidatos realizam as provas de
Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia de provas, os candidatos realizam as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. As provas objetivas possuem 45 questões optativas cada e, no primeiro dia de provas, os candidatos têm 4:30h para concluí-las, no segundo dia, 5:30h.
Estrutura da Prova
Desde 2009 a prova do Enem é composta de 180 questões de múltipla escolha, assim distribuídas:
Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Disciplinas: Química, Física e Biologia.
Número de Ítens: 45 (quarenta e cinco)
Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Disciplinas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Número de Ítens: 45 (quarenta e cinco)
Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Número de Ítens: 45 (quarenta e cinco)
Área: Matemática e suas Tecnologias
Disciplinas: Matemática (Álgebra e Geometria)
Número de Ítens: 45 (quarenta e cinco)