O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é diferente dos demais vestibulares. Ele propõe ao estudante que compreenda fenômenos, resolva problemas e analise propostas de intervenção na sociedade.
Para conhecer melhor o exame, iniciaremos pela prova de matemática que exige do estudante sete competências. Matemática é a prova mais honesta do exame, isto é, o conteúdo proposto nas sete competências cai na prova. Em outras palavras, vale a pena estudar as competências propostas.
Matemática no dia a dia
A primeira competência da prova de matemática é uma espécie de “introdução à matemática”. O estudante precisa compreender que em determinado momento, para a vida em sociedade, foi preciso aprender a contar, somar, dividir e multiplicar, ou seja, precisa compreender que a linguagem matemática é uma construção social. As questões desta competência estão relacionadas à integração da linguagem matemática com a vida cotidiana.
EXEMPLO 1
Esta questão apresenta a ligação da linguagem matemática com notas musicais.
Enem 2009
A música e a matemática se encontram na representação dos tempos das notas musicais, conforme a figura seguinte.
Valor das notas musicais (Foto: Reprodução/ENEM)
Um compasso é uma unidade musical composta por determinada quantidade de notas musicais em que a soma das durações coincide com a fração indicada como fórmula do compasso for 1/2. Por exemplo, se a fórmula de compasso for , poderia ter um compasso ou com duas semínimas ou uma mínima ou quatro colcheias, sendo possível a combinação de diferentes figuras.
Um trecho musical de oito compassos, cuja fórmula é 3/4, poderia ser preenchido com
a) 24 fusas.
b) 3 semínimas.
c) 8 semínimas.
d) 24 colcheias e 12 semínimas.
e) 16 semínimas e 8 semicolcheias.
Gabarito: 24 colcheias e 12 semínimas.
EXEMPLO 2
Enem 2010
Neste outro exemplo, temos a classificação de países nas Olimpíadas de 2004.
A classificação de um país no quadro de medalhas nos Jogos Olímpicos depende do número de medalhas de ouro que obteve na competição, tendo como critérios de desempate o número de medalhas de prata seguido do número de medalhas de bronze conquistados. Nas Olimpíadas de 2004, o Brasil foi o décimo sexto colocado no quadro de medalhas, tendo obtido 5 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze. Parte desse quadro de medalhas é reproduzida a seguir.
Imagem (Foto: Disponível em: http://www.quadroademedalhas.com.br. Acesso em: 05 abr. 2010 (adaptado).)
Se o Brasil tivesse obtido mais 4 medalhas de ouro, 4 de prata e 10 de bronze, sem alteração no número de medalhas dos demais países mostrados no quadro, qual teria sido a classificação brasileira no quadro de medalhas das Olimpíadas de 2004?
a) 13º
b) 12º
c) 11º
d) 10º
e) 9º
Gabarito: b) 12º