Observação e análise são as primeiras operações mentais acionadas para solucionar uma questão. Veja a questão do Simulado Enem:
(Questão) Concordo plenamente com o artigo “Revolucione a sala de aula”. É preciso que valorizemos o ser humano, seja ele estudante, seja professor. Acredito na importância de aprender a respeitar nossos limites e superá-los, quando possível, o que será mais fácil se pudermos desenvolver a capacidade de relacionamento em sala de aula. Como arquiteta, concordo com a postura de valorização do indivíduo, em qualquer situação: se procurarmos uma relação de respeito e colaboração, seguramente estaremos criando a base sólida de uma vida melhor.
Tania Bertoluci de Souza Porto Alegre, RS Disponível em:<:http://www.kanitz.com.br/veja/cartas.htm>. Acesso em: 2 maio 2009 (com adaptações).
Em uma sociedade letrada como a nossa, são construídos textos diversos para dar conta das necessidades cotidianas de comunicação. Assim, para utilizar-se de algum gênero textual, é preciso que conheçamos os seus elementos. A carta de leitor é um gênero textual que
a) apresenta sua estrutura por parágrafos, organizado pela tipologia da ordem da injunção (comando) e estilo de linguagem com alto grau de formalidade.
b) se inscreve em uma categoria cujo objetivo é o de descrever os assuntos e temas que circularam nos jornais e revistas do país semanalmente.
c) se organiza por uma estrutura de elementos bastante flexível em que o locutor encaminha a ampliação dos temas tratados para o veículo de comunicação.
d) se constitui por um estilo caracterizado pelo uso da variedade não-padrão da língua e tema construído por fatos políticos.
e) se organiza em torno de um tema, de um estilo e em forma de paragrafação, representando, em conjunto, as ideias e opiniões de locutores que interagem diretamente com o veículo de comunicação.
A questão envolve o conceito de gênero textual. Saber previamente quais são as características do gênero carta do leitor poderia facilitar a solucionar a questão, mas o próprio enunciado da questão apresenta o conceito de forma simples, e as alternativas apresentam assertivas sobre as características da carta do leitor. Vamos observar e analisar!
Alternativa “a”, incorreta, porque o texto não é da tipologia injuntiva e não é tão formal. Alternativa “b”, incorreta, pois o objetivo principal não é apenas circular em jornais e revistas. Alternativa “c”, incorreta, porque o locutor envia sua carta para ser publicada e não apenas encaminha a ampliação dos temas tratados; a “d” também não, pois a carte de leitor usa a linguagem-padrão e não discute só temas políticos.
A alternativa correta é letra “e”, porque condiz com as características do gênero carta de leitor. Viu quantas análises e observações foram necessárias? As duas operações complementam-se, uma vez que analisar significa examinar de forma minuciosa a função de cada parte dentro de um todo.