QGnianos, no dia 12 de novembro, rolou o segundo e, último, dia de provas do ENEM 2017. Fomos ao O Globo fazer a correção das provas e temos aqui o comentários dos nossos professores e, ao fim, divulgamos um gabarito extraoficial.
Biologia
A prova de Biologia foi considerada um pouco mais simples, menos rebuscada em termos de conteúdo. Porém, ainda era necessário ter uma visão ampla da matéria e saber interpretar os enunciados. Uma questão que chamou a atenção foi a de raios solares que misturou Química com Biologia.
Física
Foi considerada a prova mais difícil do dia. Definitivamente mais difícil que nos anos anteriores. A prova costumava ser mais interpretativa, porém esse ano, além da interpretação, era necessário saber densamente o conteúdo. Ondulatória e análise gráficas apareceram aliadas em uma questão que chamou bastante atenção dos professores do QG.
Química
A prova foi mais conteudista, cansativa, porém não apresentou textos longos e densos. Eletroquímica e radioatividade eram temas esperados, mas foram cobrados de formas capciosas, em que o candidato deveria prestar atenção.
Matemática
Não foi uma prova diferente do que vimos nos anos anteriores. Porém, em alguns pontos a prova teve um nível de exigência alto. Os assuntos foram bem distribuídos, mas cobrados de forma bem aprofundada. Análise Combinatória foi uma das matérias mais presentes nas questões, e em algumas se apresentou de forma bem difícil, de maneira não costumeira.