A gestão dos recursos hídricos no Brasil

Toda segunda-feira é dia de novo tema de redação no nosso Curso Completo 2016. O tema da semana é “A gestão dos recursos hídricos no Brasil“. Quer conhecer o curso?! Clique aqui e confira.

Texto 1

Uso consciente da água: escolas aliam aprendizagem e sustentabilidade

Iniciativa: Uso consciente da água / Pública ou privada: ambas / Local: São Paulo (SP)

Descrição:

A ideia da água como um recurso escasso e da necessidade de se preservá-la não é nova. Há décadas o tema está presente em debates ambientalistas e também nas aulas de ciência. No entanto, nem sempre a prática escolar condiz com o discurso. Ou seja, apesar de muito se falar da necessidade de uma postura sustentável, o cotidiano, normalmente, é de desperdício.

No entanto, há escolas que se esforçam para mudar este panorama. No horizonte, além de reduzir o consumo de água, está o objetivo de fornecer uma educação mais significativa às crianças a partir do bom uso dos recursos naturais e a construção de posturas mais sustentáveis.

“Queremos que as crianças tenham uma preparação para essa questão da água, ensinamos a não desperdiçar, mas também a cuidar do local onde se está”, argumenta a gestora da escola de educação infantil Ponto de Partida, Carmen Farias. A instituição, localizada na Zona Oeste de São Paulo, trata do tema da sustentabilidade há cerca de vinte anos com ações simples como a reutilização de materiais e o cuidado com jardins e hortas.

Readequação

No entanto, há cerca de dez anos, a escola decidiu dar um passo adiante com a estruturação de um sistema de captação e reutilização de água da chuva. A piscina, que tinha pouca utilização, foi transformada em um grande reservatório para onde é

direcionada a chuva. O sistema é simples: a água vem da calha do telhado, passa por um filtro comum e cai no reservatório. Quando o nível das caixas d’água abaixa, as bombas são acionadas automaticamente e enviam água para repor. (…)

(http://educacaointegral.org.br/experiencias/uso-consciente-da-agua-escolas-repensam-readequam-seu-funcionamento/)

Texto 2

água

(maisumaopiniao.com.br)

Texto 3

água 2

(profwladimir.blogspot.com)

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema A gestão dos recursos hídricos no Brasil, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

 Instruções

– O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

– A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.

– A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.

– A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.

– A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

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