Muitas são as consequências para um sistema educacional público falho. A educação constrói diversos pilares que fundamentam diversas partes do que um indivíduo é. Ainda é notável dizer que, quando a educação pública e a privada possuem disparidades tão grandes, só se afastam as oportunidades entre a população. Considerando os textos da coletânea e seus conhecimentos prévios sobre o assunto, escreva um texto dissertativo-argumentativo que defenda o seu ponto de vista sobre o que são, hoje, os efeitos do sistema educacional brasileiro.
TEXTO 1
Fonte: http://br.monografias.com/trabalhos/educacao-pobreza-brasil/educacao-pobreza-brasil2.shtml
TEXTO 2
São muitos os problemas que estão presentes na educação brasileira, especialmente na educação pública. São diversos os fatores que proporcionam resultados negativos, um exemplo disso são as crianças que se encontram no 6º ano do ensino fundamental e não dominam habilidade de ler e escrever.
Esse fato é resultado direto do que acontece na estrutura educacional brasileira, pois praticamente todos os que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, além dos pais que não participam na educação dos filhos, entre muitos outros agravantes.
As avaliações implantadas pelo governo para avaliar a educação brasileira apresentam números desanimadores, isso se tornou uma situação insustentável que não pode continuar.
Em setembro de 2006, um grupo de empresários e políticos, com a participação dos meios de comunicação em massa, firmou um compromisso denominado de Todos pela Educação. Nessa mobilização ficaram definidas algumas metas a serem alcançadas até 7 de setembro de 2022. São elas:
– Todo indivíduo com idade entre 7 e 17 anos deverá estar na escola.
– Todo indivíduo com idade de 8 anos deverá dominar a leitura.
– Os alunos deverão ter acesso a todos os conteúdos correspondentes a sua série.
– Todos os alunos deverão concluir as etapas de estudo (fundamental e médio).
– Garantia de investimentos na Educação Básica.
Fonte: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/a-qualidade-educacao-brasileira.html
TEXTO 3
Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.
A palavra “crítica” vem do Grego “kritikos”, que significa “a capacidade de fazer julgamentos”. No sentido filosófico, o senso crítico prende-se com o desenvolvimento de uma consciência reflexiva baseada no “eu” (autocrítica) e no mundo.
A consciência do papel social de cada indivíduo promove a capacidade de pensar sobre as verdades impostas pela sociedade dominante. Dessa forma, alguém com senso crítico aguçado não aceita a imposição de qualquer tradição, dogma ou comportamento sem antes questionar.
A capacidade de refletir sobre os assuntos está relacionada com a educação recebida por cada indivíduo. Existe uma ideologia dominante (conjunto de crenças, valores e opiniões) veiculada na política, religião, meios de comunicação ou outros grupos, que procura manipular as pessoas para que não questionem; para que aceitem o que lhes for imposto sem ponderar ou investigar a verdade.
http://www.significados.com.br/senso-critico/
TEXTO 4