Apropriação: substantivo feminino.
ato ou efeito de apropriar (-se), de se tornar próprio, adequado; adequação, pertinência.
Cultural: adjetivo de dois gêneros.
1. referente a ou característico de cultura.
2. respeitante ao conjunto de conhecimentos, informações, saberes adquiridos e que ilustram (indivíduo, grupo social, sociedade), segundo uma perspectiva evolutiva.
Analisando a expressão apropriação cultural, podemos concluir que o termo significa: apropriar-se ou adotar costumes e características de uma cultura que, originalmente, não é a sua. Pode-se considerar a apropriação cultural um resultado da miscigenação* de nosso país.
Apropriar-se de uma etnia ou religião é apagar os valores inclusos culturalmente nelas, ou seja, desvalorizar a luta e superação que foram adquiridas no recorrer dos anos. Valor esse, que foi conquistado através de guerras e conflitos durante toda a História de nosso país.
Normalmente, quem se apropria de uma cultura são classes privilegiadas, ou seja, classes que não sofreram historicamente, nem atualmente, nenhum tipo de repressão e preconceito por se portarem como tal. A utilização de alguns costumes, principalmente estéticos, são feitas sem o conhecimento do significado original para os indivíduos pertencentes à cultura a qual está sendo apropriada.
A apropriação cultural tem sido bastante discutida em nosso país, principalmente pelas redes sociais, onde jovens e adultos debatem posturas de marcas, digital influencers, políticos e etc., o que é bem importante para desenvolvimento cultural de nosso país. 😉
* Miscigenação: substantivo feminino: Processo ou resultado de misturar raças, pelo casamento ou coabitação de um homem e uma mulher de etnias diferentes.
Quer saber mais? O professor Orlando vai falar de Apropriação Cultural na aula de Atualidades, dia 11/04, às 20h.
Confirme sua presença e venha discutir esse assunto com a gente: http://confirmacao.enem.com.br 🙂