A justiça na Indonésia chamou atenção da imprensa neste ano de 2015, pela a execução de dois brasileiros acusados de tráfico de drogas no país. O crime de tráfico de drogas na Indonésia é punido com a pena de morte. Muitos defendem esta política, e alguns políticos brasileiros disseram que se esta pena fosse dada aos traficantes aqui no Brasil, a situação do país em relação as drogas mudaria. Na internet foi possível ver pessoas apoiando a execução dos brasileiros.
O que devemos saber é que a justiça da Indonésia condena traficantes extrangeiros mas absolve terroristas. Muitos acusados de terrorismo no país foram soltos ou cumpriram penas brandas. A ironia também faz parte do governo indonésio, visto que em abril deste ano, ele protestou contra execução de uma empregada doméstica indonésia na Arábia Saudita.
Em relação a corrupção, a Organização de Transparência Mundial classificou a Indonésia como o 100o país mais corrupto do mundo. O Brasil ficou em 73o lugar no ranking. Lembrando que quanto menos corrupção, melhor é a posição.
A Indonésia está muito longe de ser uma referência.