Toda segunda-feira liberamos um novo tema de redação para nossos alunos praticarem. Nesta semana, o tema em questão é: “O cenário da produção artística no Brasil do Século XXI”. Para ter acesso à correção, adquira qualquer um dos nossos pacotes que contenham o Curso Completo ou Redação na Prática! Confira aqui.
Texto 1
Cidade Cinza traz alegrias e obstáculos da cultura do graffiti em São Paulo!
O filme “Cidade Cinza” aborda a cultura do graffiti e como ela é tratada na cidade mais populosa e caótica do Brasil. Em São Paulo, artistas vêem suas obras serem cobertas por tinta cinza ao mesmo tempo que ganham cada vez mais reconhecimento no exterior, sendo até convidados a estamparem seus desenhos pelas paredes de outros países.(…)
(http://www.almasurf.com.br/news.php?id=4108)
Texto 2
(www.revista.vestibular.uerj.br)
Texto 3
Cresce a presença da arte brasileira em museus e coleções privadas do exterior
Ainda que as vendas de arte para o mercado internacional sejam menores que as do mercado nacional – apenas 15% do volume de negócios -, elas estão crescendo gradativamente, atraindo a atenção de grandes colecionadores e museus estrangeiros. Há 20 anos, seria difícil imaginar uma cena como esta: a Tate Modern disputando com um colecionador chinês o privilégio de ter no acervo uma obra do artista pernambucano Tunga – uma das últimas, Eu, Você e a Lua (2015). Pois é justamente o que acontece com a instalação do artista, morto no dia 6 de junho. Ela está sendo negociada pela Galeria Millan, de São Paulo, por um preço ao redor de US$ 600 mil, quase a metade do que foi pago há 15 anos pela tela Abaporu (US$ 1, 3 milhão), de Tarsila do Amaral, pelo colecionador argentino Eduardo Costantini, hoje avaliada em mais de US$ 45 milhões.
Parte dessa conquista deve-se à participação de Tunga e outros artistas em bienais e exposições internacionais, além de mostras individuais em museus importantes, mas sobretudo ao esforço dos marchands e galeristas para promover artistas brasileiros em feiras nacionais e internacionais – duas centenas de participações anuais em eventos como a Art Basel, a Frieze de Londres, a Arco Madri e a SP-Arte, para mencionar quatro delas. São mais de 8 mil objetos negociados a cada ano pelas galerias, 40% vendidos nessas feiras, que atraem críticos, curadores de museus e colecionadores. Praticamente todos os continentes já têm obras de brasileiros em museus, do prestigiado Museu de Arte Moderna de Nova York ao Museu de Marrakech, no Marrocos, passando pelo Reina Sofia, em Madri, o Museu de Arte Contemporânea de Kanazawa, no Japão, e a Tate Modern, em Londres. (…)
(http://istoe.com.br/cresce-a-presenca-da-arte-brasileira-em-museus-e-colecoes-privadas-do-exterior/)
Texto 4
(Praia de Copacabana com 594 vassouras fincadas nas areias em frente à avenida Princesa Isabel, no Rio de Janeiro, numa manifestação pacífica organizada pela ONG Rio de Paz Contra a Corrupção – http://verapsico.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html)
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O cenário da produção artística no Brasil do Século XXI, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções
– O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
– A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
– A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
– A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
– A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.