Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa é uma das competências avaliadas na prova de redação do Enem. Para atingir uma boa nota, é importante não cometer erros gramaticais que possam tirar pontos. Por isso, trazemos hoje 10 dicas gramaticais para a sua redação do Enem. Veja abaixo:
1) Não utilize muitas hipérboles em sua redação, isto pode soar exagerado e dar informalidade ao seu texto. (Exemplo: Super, mega, hiper)
2) Procure sempre criar frases completas e que tenham sentido. Períodos curtos e desnecessários podem empobrecer gramaticalmente o seu texto.
3) Em hipótese alguma use gírias em sua redação. Esta regra pode parecer óbvia, mas muitos candidatos cometem o erro de utilizarem a linguagem informal dentro da argumentação e acabam perdendo pontos por isto.
4) Preposições para conectar as suas ideias são importantes, mas devem ser dosadas. Em sua redação, utilize sempre as preposições em número limitado e cuidadosamente.
5) Atente-se sempre na pontuação. A pontuação incorreta pode tirar pontos, por isso, pratique bastante os seus usos antes da prova, principalmente o uso da vírgula, que acaba confundindo muitos candidatos. (Veja como usar a vírgula corretamente)
6) A utilização de parênteses pode ser bastante útil em uma redação, principalmente para mostrar alguma informação relevante que você queira acrescentar à sentença ou fazer alguma referência. Porém, cuidado para não exagerar nos parênteses e atente-se sempre se seu uso está sendo correto e necessário.
7) Cuidado ao ser irônico. Em uma redação dissertativa-argumentativa, você sempre deve ser o mais objetivo possível, ao utilizar ironias você pode gerar diversos sentidos no que escreve, e, com isso, acabar confundindo a banca examinadora.
8) Não inicie suas frases da mesma maneira, principalmente àquelas que dão início aos parágrafos. Além de soar repetitivo, e deixar sua redação sem ritmo, este hábito pode deixar seu texto pobre de vocabulário, uma competência importante para a redação.
9) Outro erro muito comum entre os estudantes, é mudança dos tempos verbais dentro da mesma frase. A conjugação dos verbos deve estar de acordo com o tempo que está sendo referido, por isso, preste sempre atenção nisto.
10) Evite falar de temas paralelos ao que você está pensando. Além de te confundir na hora de elaborar o seu texto, você pode acabar fugindo do tema ao começar a acrescentar fatos desnecessários e que não estejam relacionados a linha argumentativa de sua redação.
Veja também dicas para construir uma boa proposta de intervenção clicando aqui.
Gostou da matéria? Aproveita e vem conhecer o nosso curso Redação na Prática.
Aulas ao vivo e gravadas, apostila impressa, correção especializada, e muito mais para você garantir o seu 1000 na redação do Enem. Não vai perder essa chance, né?
Acesse: www.redacaonapratica.enem.com.br