A terceira competência da matriz de Matemática e suas Tecnologias trabalha com conceitos ligados a escalas, isto é, o “metro”, o “segundo”, o “minuto” e a “hora” que foram definidas pelo Sistema Internacional de Medidas. O candidato deve mostrar que sabe relacionar uma unidade com outras.
A prova pode, por exemplo, apresentar uma situação problema em que os dados aparecem em metros e pedir ao aluno para transformá-los em decímetros. Uma das grandes dificuldades dos candidatos é resolver questões que relacionam escalas que são contadas de 10 em 10 com as contadas de 60 em 60 e/ou com escalas de 100 em 100.
Exemplo 1
Enem 2010
Uma empresa possui um sistema de controle de qualidade que classifica o seu desempenho financeiro anual, tendo como base o do ano anterior. Os conceitos são: insuficiente, quando o crescimento é menor que 1%; regular, quando o crescimento é maior ou igual a 1% e menor que 5%; bom, quando o crescimento é maior ou igual a 5% e menor que 10%; ótimo, quando é maior ou igual a 10% e menor que 20%; e excelente, quando é maior ou igual a 20%. Essa empresa apresentou lucro de R$132000,00 em 2008 e de R$145000,00 em 2009.
De acordo com esse sistema de controle de qualidade, o desempenho financeiro dessa empresa no ano de 2009 deve ser considerado
a)insuficiente.
b)regular.
c) bom.
d) ótimo.
e) excelente.
Resolução: a questão diz que a empresa apresentou lucro de R$ 132.000,00 em 2008 e de R$145.000,00 em 2009, logo, o crescimento anual da empresa foi de R$ 145.000,00 menos R$132.000,00 (diferença dos anos de 2009 e 2008). Portanto, como a classificação financeira anual é avaliado em relação ao ano anterior, podemos dizer que o desempenho anual dessa empresa no ano de 2009 foi de R$ 13.000,00 que corresponde a aproximadamente 9,8% de R$ 132.000,00 (lucro de 2008), apresentando, então, conceito BOM.
Gabarito: c
Exemplo 2
Enem 2010
Um dos grandes problemas da poluição dos mananciais (rios, córregos e outros) ocorre pelo hábito de jogar óleo utilizado em frituras nos encanamentos que estão interligados com o sistema de esgoto. Se isso ocorrer, cada 10 litros de óleo poderão contaminar 10 milhões (107) de litros de água potável.
Manual de etiqueta. Parte integrante das revistas Veja (ed. 2055), Cláudia (ed. 555), National Geographic (ed. 93) e Nova Escola (ed. 208) (adaptado).
Suponha que todas as famílias de uma cidade descartem os óleos de frituras através dos encanamentos e consomem 1 000 litros de óleo em frituras por semana.
Qual seria, em litros, a quantidade de água potável contaminada por semana nessa cidade?
a)10-2
b) 103
c) 104
d) 106
e) 109
Resolução: a questão nos fornece que 10 litros de óleo contaminam 10000000 litros de água potável, logo 1000 litros de óleo contaminam 1000000000 litros de água potável.
Gabarito: e
Competência de área 3 – Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H10 – Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.
H11 – Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.
H12 – Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.
H13 – Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.
H14 – Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas.