O Inep, órgão que cuida do Enem, possui uma nova presidente. Ela se chama Maria Inês Fini e não é qualquer pessoa. A confirmação da mudança foi feita ontem(16), porém a posse ainda não ocorreu.
Maria Inês é ninguém menos do que a responsável pela criação e pela implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O fato aconteceu entre os anos 1996 e 2002, quando ela era diretora de Avaliação para Certificação de Competências no Inep.
Para conhecer um pouco mais da presidente, é fundamental saber que ela fundou a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atuou por 24 anos. Além disso, ela carrega uma extensa lista de competências: Doutora em ciências – pedagoga, educação, professora e pesquisadora em psicologia na educação, psicologia do desenvolvimento, social e do trabalho, especialista em currículo e avaliação. Maria Inês também possui experiência em gestão educacional na educação básica e superior. Fora o Enem, ela também foi responsável pela criação e implementação do Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (leia mais aqui).
Ao lado da presidente, teremos Maria Helena Guimarães, que será a secretária-executiva do ministério da Educação. Não é a primeira vez que ela trabalha com política na parte da educação. Nos anos 90, Maria Helena foi secretária da educação em Campinas e também ocupou cargos no MEC durante a gestão do então presidente Fernando Henrique Cardoso.