Toda segunda-feira liberamos um novo tema de redação para nossos alunos praticarem. Nesta semana, o tema em questão é: “O papel do voluntariado na sociedade brasileira contemporânea”. Para ter acesso à correção, adquira qualquer um dos nossos pacotes que contenham o curso Completo ou Redação na Prática! Confira aqui.
Texto 1
Brasil perde 15 posições no ranking mundial de solidariedade
O estudo anual World Giving Index, da Charities Aid Foundation (CAF), mostra que cada vez menos brasileiros doam dinheiro ou tempo de voluntariado para ajudar boas causas, apesar da quantidade de brasileiros que ajudam pessoas desconhecidas ter registrado um discreto crescimento em 2014, subindo de 40% em 2013 para 41% no ano passado, o que representa um acréscimo de cerca de 2,5 milhões de pessoas.
O World Giving Index, divulgado no Brasil pelo IDIS, é um estudo anual sobre o comportamento global de solidariedade baseado em pesquisas realizadas em 145 países, analisando três indicadores de doação: a porcentagem de pessoas que fizeram doações em dinheiro, dedicaram tempo de voluntariado e ajudaram um desconhecido no último mês anterior à pesquisa. O Brasil caiu 15 posições no índice, saindo da 90ª para a 105ª posição.
Para a presidente do IDIS, Paula Fabiani, ainda há um longo caminho a percorrer até que a doação no Brasil alcance níveis de países similares ao nosso. “Em virtude da situação econômica, é provável que as pessoas sintam que têm menos tempo e dinheiro para doar”, diz Paula.
(http://idis.org.br/brasil-perde-15-posicoes-no-ranking-mundial-de-solidariedade/)
Texto 2
(www.superacomunicacao.com.br)
Texto 3
O trabalho voluntário tem “peso” no processo de seleção?
Se há alguns anos falar em trabalho voluntário era um tema restrito apenas a algumas instituições religiosas ou comunitárias, hoje esse assunto ganhou uma amplitude abrangente em que cresce em uma velocidade cada vez maior. Isso é facilmente percebido nos anúncios de revistas ou mesmo de comerciais televisivos que enfatizam a preocupação das empresas não apenas com o negócio, mas também com a sociedade.
Para se ter uma ideia de como o campo organizacional passou a dar uma atenção especial às ações voluntárias, levantamento realizado pelo CBVE (Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial) – onde participam empresas como Petrobras, Souza Cruz, Rede Globo, Telefônica, Itaú e Vale – revelou que a valorização do serviço voluntário na seleção de funcionários avançou de 18% em 2007 para 59% em 2010. Mas por que considerar, em um processo seletivo, o fato do candidato realizar alguma ação social? Quem responde essa pergunta é Carlos Contar, consultor de Recursos Humanos e diretor regional da Business Partners Consulting. Segundo ele, as atividades de voluntariado dizem muito mais sobre o profissional do que muitas pessoas imaginam.
“Em qualquer área que seja o trabalho doado, a questão é que ele é bem visto pelo mercado corporativo, pois demonstra uma preocupação do profissional em buscar aperfeiçoamento, independente de remuneração”, justifica o consultor.(…)
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O papel do voluntariado na sociedade brasileira contemporânea , apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções
– O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
– A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
– A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
– A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
– A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.