Atualmente, uma das formas para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio é pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir desse ano, o MEC (Ministério da Educação) preparou uma novidade. Será aplicado um exame diferente apenas para quem deseja obter o certificado. Os estudantes devem ser maiores de 18 anos e o foco maior são os matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Para quem não sabe, a EJA é composta por todos os níveis de Educação Básica brasileira. A ideia é levar educação para jovens e adultos que tiveram que parar seus estudos ou que não cursaram o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio. O programa é gratuito e destinado àqueles que não puderem realizar os estudos na idade regular. Podem participar todos os que desejam e/ou precisam. Atualmente, são 3.431.839 estudantes matriculados no projeto.
Em média, 900 mil candidatos fazem o Enem com o intuito de tirar o certificado. Para conseguir, é necessário tirar nota igual ou maior que 450 pontos em todas as provas e igual ou maior que 500 na redação. Por edição, geralmente, 11% dos inscritos com esse objetivo alcançam essa pontuação.
A novidade facilitará a vida dessas pessoas, e a prova para esse intuito será realizada duas vezes por ano. Porém, o Enem continuará sendo uma das alternativas para o certificado. Ainda não se tem informações de como e quando será essa prova.