O programa Jovem Senador veio com um projeto interessante para os vestibulandos. A ideia é dar pontos bônus para no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os alunos que apresentaram boas notas no Ensino Médio. A proposta ainda está sendo avaliada e será votada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
A lógica do projeto é que alunos de escolas públicas, que se dedicaram ao longo do Ensino Médio e atingiram desempenho igual ou maior a 70% nos três anos de estudo, tenham 15% de bônus no exame.
O senador Cristovam Buarque, relator da sugestão na Comissão de Direitos Humanos e
Legislação Participativa, acredita que “a nova sistemática faz justiça aos estudantes que mais se dedicam aos estudos, além de reduzir o peso exclusivo da nota de um exame único de seleção”.
O que os alunos queriam, inicialmente, era criar uma forma alternativa ao Enem para embarque em uma universidade. Assim, seria 15% das vagas nas universidades federais estariam reservadas para esses candidatos. Porém, Buarque pontuou que isso poderia ser um problema, pois escolas poderiam passar a dar notas aos alunos apenas para beneficiá-los na hora do ingresso na universidade.
“Vamos ser sinceros, vai ter escola que vai dar nota boa para todo mundo, na medida em que o aluno, com base nessa nota, poderá entrar na universidade. Mas quando a gente restringe a apenas 15% o peso, a gente dilui e quase elimina o risco da desigualdade entre escolas que exigem muito e escolas que exigem pouco”, disse.
Queremos saber a sua opinião, vote na nossa enquete.
Você gostaria que um bom rendimento no Ensino Médio servisse como bônus na sua nota no Enem?
— QG do Enem (@qgdoenem) April 6, 2016