Em janeiro deste ano (2016) , o balanço geral referente ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 foi divulgado. A análise do tema de redação apontou que apenas 104 candidatos conseguiram atingir a nota máxima, isto é, 1000 pontos. Já do outro lado, 53 mil pessoas tiraram nota zero.
Diante dos números divulgados, é possível afirmar que o nosso sistema educacional precisa continuar desenvolvendo ações para que nossos estudantes possam construir textos de acordo com as exigências da matriz de referência para redação do Enem. Afinal, 38% dos candidatos, atingiram, no máximo os 500 pontos. Isto significa que 2.212.460 pessoas ficaram abaixo da média.
Foram disponibilizados 4 textos de apoio a redação para os participantes do Enem 2015. O primeiro deles se refere ao mapa da violência de 2012 que aborda a evolução das taxas de homicídio feminino no Brasil.
O segundo texto, publicado no site da Secretaria de Políticas para as mulheres, fala sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher. Vale ressaltar que a violência física ficou em primeiro lugar com 51, 68% seguida da violência psicológica com 31, 81%.
O texto três trata do feminicídio íntimo, aquele cometido em contexto de violência doméstica que geralmente é precedido por outras formas de violência. Já o texto quatro fala um pouco sobre a Lei Maria da Penha que foi pensada para os dois gêneros, mas na maioria das ocasiões serve de instrumento legal para defender mulheres vítimas de violência doméstica.
