Matemática Básica no Brasil

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fez uma análise dos dados do último Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA) para concluir o nível de conhecimento da matemática básica entre 65 países.

A boa notícia é que o número de alunos brasileiros na faixa de 15 anos sem conhecimento básico de matemática caiu em 18% de 2003 para 2012 (data dos últimos dados coletados).  O Brasil foi um dos países que mais reduziram essa taxa. A parte ruim é que o Brasil ficou em 58º lugar no ranking, atrás de países como Albânia e Costa Rica.

O estudo leva em consideração que para chegar no primeiro nível, o aluno precisa ter noções básicas da matemática como operação de adição. Ao todo, são 6 níveis nas disciplinas analisadas (matemática, ciências e leitura). Para a pesquisa, alunos abaixo do nível 2 terão dificuldade de aprendizado nas escolas e futuramente no mercado de trabalho, o que dificultaria uma possível ascensão social.

Em 2002, o Brasil pontuou 356 em matemática. Já em 2016, obteve 391 pontos, a média dos países foi 494. Na pesquisa, 67,1% dos alunos brasileiros entre 15 e 16 anos ficaram abaixo do nível 2 e apenas 0,8% atingiram os níveis 5 e 6. Para se ter noção, o primeiro do ranking foi Xangai (China) com 55,4% dos alunos nos níveis 5 e 6.

Uma explicação para a posição do Brasil no ranking foi a integração de estudantes da zona rural no sistema educacional. Uma das partes boas dessa integração é que ela significa que mais pessoas têm acesso à educação. A taxa de escolarização do país passou de 65% em 2003 para 78% em 2002.

Esses novos alunos que são desfavorecidos socialmente acabam apresentando atrasos no aprendizado. Se a pesquisa não tivesse considerado eles, o Brasil teria subido no ranking. O país também apresenta uma alta taxa de repetência, 36% de alunos de 15 anos já repetiram de ano pelo menos uma vez.

Já em relação a redução do número de alunos sem conhecimento básico, parte disso se deve a melhorias na formação dos professores. Além disso, deve-se levar em conta um maior investimento em educação. Entretanto, a OCDE ainda considera o gasto por aluno entre 6 a 15 anos baixo. O Brasil investe um pouco mais da metade do valor estimado como fundamental.

O QG se preocupa com a educação do brasileiro. Afinal, somos uma empresa de educação e, post_matemáticadozero (1)por sermos online, nosso objetivo é levar nosso conteúdo para todos os cantos do Brasil. Lançamos o curso Matemática do Zero, focado no básico da matemática. Fundamental para que você reforce seus conhecimentos, podendo assim, avançar ainda mais no seu futuro. Confira aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp