Prouni 2016 – Como Funciona?
O Programa Universidade para todos concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de nível superior a estudantes brasileiros que ainda não tenham nível superior. A seleção é realizada com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o processo seletivo do Prouni selecionará candidatos a bolsas para o 1o semestre de 2016.
Quem pode se inscrever?
Podem se inscrever os candidatos que não possuam diploma de curso superior, que tenham participado do Enem 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame e nota superior a zero na redação. As bolsas podem ser:
- de 100% para estudantes com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
- de 50% – para estudantes com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa;
Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada como bolsista integral da própria escola;
- ser pessoa com deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição, e concorrer a bolsas de estudo em cursos de licenciatura. Nesse caso não é exigida a comprovação de renda.
Inscrições
- De 19 a 22 de Janeiro de 2016;
- Sem pagamento de taxas;
- Exclusivamente pela internet.
Ao inscrever-se, o candidato escolhe as opções de curso, turno e instituição de ensino superior, dentre as disponíveis de acordo com seu perfil socioeconômico. Cada candidato pode indicar até duas opções: durante os dias de inscrição, é possível alterar a escolha.
Notas de Corte
As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a partir do 2o dia de inscrição, em caráter informativo. O candidato pode acompanhar as notas e alterar suas opções até o encerramento das inscrições. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.
Resultado e Pré-seleção
1a chamada: 25 de janeiro
Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino para comprovarem as informações prestadas na inscrição. O prazo para comprovação das informações dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada será de 25 do janeiro a 1º de fevereiro.
2ª chamada: 12 de fevereiro
Com prazo para comprovação de informações de 12 a 18 de fevereíro.
Lista de Espera
Ao final das 2 chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera. O prazo para manifestar interesse em participar da Lista de Espera vai de 26 a 29 de fevereiro. É importante ressaltar, que os candidatos participantes da Lista de Espera deverão comparecer às instituições e entregar a documentação que comprova as informações prestados na inscrição nos dias 08 e 09 de março.
A Lista de Espera do Prouni sara única para cada curso e turno de cada local de oferta. Poderá participar da Lista de Espera do Prouni, exclusivamente para
- o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares; e
- o candidato pré-selecionado em sua segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.
Poderá participar da Lista de Espera do Prouni, exclusivamente para o curso correspondente à sua segunda opção:
- o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares em que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso;
- o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não Formação de turma na sua primeira opção; e
- o candidato pré-selecionado em sua primeira opção de curso, reprovado por não Formação de turma.
Dicas Importantes
- Escolha somente os cursos pelos quais você tenha interesse;
- Só será considerada válida a inscrição que tenha pelo menos uma opção de curso selecionada pelo candidato;
- O candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil;
- Se você não está matriculado no curso em que deseja se inscrever, fique atento! A bolsa do Prouni só poderá ser concedida caso haja a formação de turma no período letivo inicial do curso
- Verifique junto a instituição de ensino se o curso no qual deseja se inscrever exige requisito específico para matrícula.
19/01 a 22/01 – Período de inscrições;
25/01 – Resultado da primeira chamada;
25/01 a 01/02 – Comprovação de informações – 1ª chamada;
12/02 – Resultado da 2ª chamada;
12/02 a 18/02 – Comprovação de informações – 2ª chamada;
26/02 a 29/02 – Prazo para manifestar interesse em participar da Lista de Espera;
08/03 e 09/03 – Comprovação de informações dos candidatos participantes da Lista de Espera.
Se você tem interesse em participar do PROUNI 2016 e quer obter mais informações sobre o programa sobre como realizar corretamente a sua inscrição as datas e prazos, não perca mais tempo e acesse hoje mesmo o site do programa além de conhecer mais é possível ficar ligado nas datas de inscrição para o PROUNI 2016, para acessar o site oficial do PROUNI acesse o link a seguir: prouniportal.mec.gov.br/.