Perguntas e respostas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Quando começou?
A primeira edição do Enem aconteceu em 1998, há exatos 17 anos.
Qual o objetivo do exame?
Avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica.
Quais universidades aceitam o Enem como porta de entrada?
O Enem é aceito pelas 59 universidades federais do país como processo seletivo ou parte da seleção, além de outras universidades.
Quantas vezes por ano o Enem é realizado?
Apenas uma vez.
De quantas questões o Enem é composto?
O Enem é acontece em dois dias. São 180 questões de múltipla escolha por dia. Além disso, no segundo dia é feita a redação.
Quanto tempo tenho para realizar as provas?
No primeiro dia de prova, o tempo disponibilizado é de 5 horas. Já no segundo, 5 horas e 30 minutos. Lembrando que os portões fecham 30 minutos antes do início da prova.
Os conteúdos são cobrados por matéria?
Os conteúdos são divididos por área do conhecimento: Redação, Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
O que o estudante ganha participando do Enem?
Participando, o estudante pode concorrer a bolsas de estudos parciais ou integrais em universidades particulares, obtenção de financiamento em instituições privadas, complementar ou substituir vestibulares, participar de seleção de cotistas, ou ainda garantir a certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens Adultos (EJA).
Onde faço minha inscrição?
É só acessar: http://enem.inep.gov.br/
Quanto custa a inscrição?
Em 2015, a inscrição no exame foi de 63 reais.
Posso ter isenção do pagamento da inscrição?
Para ter isenção, o candidato deve se encaixar em um dos perfis:
- Estudantes que estiverem matriculados em escolas públicas e forem concluintes do Ensino Médio no mesmo ano em que participarem do Enem, automaticamente, são beneficiados com a isenção da taxa de inscrição.
- Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola particular com renda familiar mensal igual ou menor que um salário mínimo e meio por pessoa, e estudantes cadastrados no CadÚnico podem obter a isenção mediante declaração de carência.
O candidato deve requerer a isenção no ato da inscrição pelo site do Inep. Após 48 horas, o estudante deve entrar novamente no site para obter o resultado.
Atenção: Se a solicitação for atendida, mas o candidato faltar aos dois dias de exame, ele não terá direito a isenção no ano seguinte.
Recebo meu cartão de inscrição em casa?
Não, para ter acesso ao seu cartão de inscrição com o local da prova, você deve acessar o site do Inep.
Quando ocorre o Enem?
Os exames são realizados em um final de semana entre meio de outubro até o meio de novembro.