É de conhecimentos de todos que durante o regime nazista, o Terceiro Reich obteve as informações pessoais de judeus e de outras etnias através da empresa norte-americana IBM. O equipamento utilizado facilitou a vida do füher, já que o seu plano visava exterminá-los do planeta.
As informações eram automatizadas através de uma tecnologia desenvolvida pelo engenheiro Herman Hollerith: “Ele inventou um modo de armazenar dados em cartões através de uma série de perfurações que representavam diferentes tipos de informações, tais como idade, religião, educação e endereço. Esses cartões eram introduzidos em máquinas que os organizavam e realizavam o cruzamento das informações “perfuradas” neles e, basicamente, a tecnologia permitia transformar peças de papel individuais em dados estatísticos.” site Megacurioso.
Como seria nos dias de hoje, se Adolf Hitler retornasse e quisesse encontrar quem ele julgaria inimigo da Alemanha?Seria muito mais simples. Bastaria ele acessar o google. As informações na era dos regimes democráticos estão sendo fornecidas muitas vezes por nós mesmos, desde fotos a números de documentos do que nos regimes totalitários. Nenhum ditador veio a público e nos ameaçou de morte caso não forneçamos os nossos dados pessoais.
Hoje em dia, deixamos nossas informações nas portarias dos edifícios comerciais, quando vamos criar uma conta de e-mail, quando vamos comprar, etc. No Facebook, por exemplo, fazemos check-in (localização) quando estamos em algum lugar. Tiramos fotos dos nossos parentes e amigos. Dizemos o que estamos comendo e bebendo, se estamos solteiros ou como estamos nos sentindo.
A questão é que com as nossas informações pessoais circulando (para a sua segurança) pela grande rede, ficamos vulneráveis a sermos abordados por malas diretas, e-mails e ligações de empresas nas quais nunca lhe fornecemos nenhuma informação. Quando procuramos um livro na internet, por exemplo, no dia seguinte começam a aparecer na nossa tela sugestões de outros livros que podem ser do nosso interesse.
Os nossos computadores possuem um número de identificação chamado de IP (internet protocol). Através dele, a CIA (serviço de inteligência americana) pode me achar perfeitamente caso eu envie um vírus para o e-mail do presidente Barack Obama.
Os Estados Unidos (o primeiro país democrático) e o Brasil andaram com as relações rompidas depois que o ex-funcionário da NSA , Edward Snowden, divulgou em um relatório que os e-mails da presidente Dilma e dos brasileiros foram espionados. Snowden fugiu dos Estados Unidos e recebeu asilo político da Rússia. Caso retorne, ele será preso pelo vazamento destas sigilosas informações. Informações através da espionagem sempre tem a segurança mundial como pretexto.
Em tempos de democracia, tudo o que você disser e fizer, seja voluntariamente ou involuntariamente, pode ser usado contra você a qualquer momento e não há muito o que fazer.