A edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está em briga judicial nos últimos dias. O cronograma do Exame está em discussão entre o Ministério da Educação (MEC) e a Justiça Federal, devido a pandemia do novo Coronavírus.
Estude online para o ENEM 2020
Escolas e cursos pré-vestibulares estão com suas aulas suspensas devido ao isolamento social que os estados do país estão passando, a pedido de seus governadores. Por conta disso, uma ação civil público chegou à Defensoria Pública da União que solicitou à Justiça Federal o adiamento do Exame, para que a prova fosse adaptada ao calendário letivo das escolas de todo o país.
Pela falta de aulas, muitos estudantes podem ser prejudicados por não terem estrutura ou material o suficiente para estudar para o ENEM 2020, o que pode atrapalhar o desempenho nas provas.
O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse em seu Twitter que “VAI TER ENEM!”. E comentou sobre a possível decisão da Justiça Federal:
O pedido da Justiça é de que a data da aplicação do ENEM digital seja adiada para os 22 e 29 de novembro, mais de um mês depois da data lançada no Edital do Exame (dias 11 e 18 de outubro). A data da versão impressa continuaria nos dias 1 e 8 de novembro. A mudança do processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição também foi feita. Dessa forma, os pedidos deveriam ocorrer dos dias 11 a 21 de maio.
O MEC se manifestou diante de algumas decisões e acatou outras. Então, o cronograma do ENEM 2020 até agora está definido da seguinte forma:
- Fim do processo de solicitação de isenção da taxa de isenção: 2 de maio
- Pagamento da taxa de inscrição para a prova: 11 a 28 de maio
- Inscrições para o ENEM 2020: 11 a 22 de maio
- Provas presenciais: 1 e 8 de novembro
- Gabarito e divulgação dos cadernos de questões: 11 de novembro
- Provas Enem digital: 22 e 29 de novembro
- Divulgação do gabarito do Enem digital: 2 de dezembro
- Resultado individual: janeiro de 2021
Ainda há possibilidade de mudança deste cronograma por conta das decisões estarem sendo analisadas por parte da Justiça e do MEC/Inep.
Atualização! Essa matéria foi ao ar no dia 01/04, as datas do ENEM já foram determinadas pelo Inep. Clique aqui para conferir!