As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) estão abertas. O SiSU é um processo seletivo que possibilita estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio a usarem suas notas para ingressar em uma graduação no ensino público. como se inscrever no SiSU e concorrer à uma vaga em uma Universidade?
A nota do ENEM sempre é divulgada dias antes do início do SiSU e é divulgada por área de conhecimento. No SiSU, essas notas podem oscilar de acordo com a relação candidato/vaga, portanto ter uma média no ENEM não significa que seja ela que vai aprovar o estudante no curso de graduação desejado. É necessário levar em consideração esse fator.
Acesso ao sistema
Clique em fazer inscrição. Os dados são os mesmos de acesso ao sistema do ENEM, CPF e senha cadastrados, depois confirme seus dados de contato.
Consultando vagas disponíveis
É possível consultar as Universidades que estão no SiSU, os cursos dessas Universidades e a quantidade de vagas ofertadas em cada opção. Essa consulta é importante para o candidato saber como ficará sua posição diante de outros concorrentes durante os dias de seleção.
Fazendo a inscrição
Na tela é possível visualizar dois espaços para que o estudante escolha duas opções de curso e Universidades. Nesse momento, as opções devem ser escolhidas por ordem de prioridade.
Modalidades para a inscrição
Os candidatos devem escolher qual modalidade eles se encaixam e que vão concorrer durante o processo seletivo. São elas: ampla concorrência e ação afirmativa. É importante ressaltar que candidatos que escolhem ações afirmativas deverão comprovar suas condições no momento da matrícula.
Concluindo a inscrição
Após ter feito todos os passos anteriores, é necessário concluir a inscrição.
Datas importantes
21 a 26 de janeiro: inscrições abertas até às 23:59h do dia 26 de janeiro
28 de janeiro: resultado da chamada regular
29 de janeiro a 04 de fevereiro: prazo para candidatos não selecionados na chamada regular manifestarem interesse na Lista de Espera de uma dos opções
07 de fevereiro a 30 de abril: convocação dos candidatos da Lista de Espera feita pelas Universidades (consulta feita pelos sistemas de seleção das Universidades)