Sem concentração não há estudos, certo? Na verdade, nada acontece se você não se concentrar. Mas ela é uma habilidade que você pode aprender! Vamos planejar as práticas que podem fazer isso acontecer. Você vai observar que com pouco tempo as mudanças acontecerão.
Ensine sua mente a não se distrair
Essa é a maneira mais fácil e eficaz. Enquanto estiver se preparando para estudar ou em algum momento da rotina de estudos, caso ocorra uma distração, pense instantaneamente “CONCENTRE AQUI!”. Você provavelmente terá que fazer isso repetidas vezes, mas vai ajudar.
Separe o momento de preocupação
Isso mesmo, durante o seu dia de estudos separe alguns minutos (15 ou 20 minutos) para se preocupar! Faça listas, reúna o que está te preocupando e as possíveis soluções. Se distraiu nesse momento? Volte para o passo anterior: “CONCENTRE AQUI!”.
Tome um pouco de ar
Inspire, respire e não pire. Deixe a respiração vir do fundo do seu abdômen, levante e ande por aí. Em casa, no quarteirão, na praia… onde você estiver à vontade e em paz! Mantenham seu corpo e cérebro oxigenados.
Mantenha sua mente ativa
Enquanto estiver estudando, se pergunte sobre o assunto, tome notas de tudo que você quer armazenar em sua mente! Quando precisar, você já sabe para onde voltar e consultar sobre um assunto específico.
Relaxe seu corpo
Enquanto estiver sentado para estudar, observe sua posição. Verifique se seus músculos estão tensionados, principalmente os dedos dos pés e mãos. Relaxe-os e se possível mexa-os sempre que sentir alguma tensão. Mas não deixe de se atentar a esses sinais do seu corpo!
Dê recompensas a si mesmo
Terminou um assunto? Relaxe. Terminou o resumo sobre Ecologia? Relaxe. Mas relaxar como? Ligue para um amigo, mande mensagem, fale com sua mãe ou irmão, veja um vídeo do nosso canal no YouTube! Veja o que funciona para você e vai fundo! 😉