Você sabe qual é a história do Carnaval?

O carnaval é brasileiro?

Pelo contrário que muitos pensam, o carnaval não surgiu no Brasil, muito menos acontece só aqui. A sua origem está na antiguidade, surgindo na Mesopotâmia, Grécia e Roma. A festa que conhecemos hoje é uma herança de comemorações realizadas por povos como os egípcios, hebreus, gregos e romanos.

A palavra “Carnaval” vem do latim, carnis levale, que significa nada mais, nada menos, que retirar a carne. Isso mesmo, o principal significado desta festividade estava na comemoração dos últimos dias de liberdade antes do jejum que deveria ser realizado durante o período da quaresma (40 dias antes da Páscoa), uma tradição pagã da igreja católica que tinha como objetivo celebrar as grandes colheitas e homenagear divindades.

E como era o carnaval nessa época?

As comemorações realizadas na Antiguidade eram um pouco diferentes do que estamos acostumados hoje. Nessa época, era muito comum acontecer rituais relacionados a subversão de papeis sociais: o prisioneiro era transformado temporariamente em rei, dormindo e se alimentando como ele, e no final da festividade era enforcado ou chicoteado. Já o rei, perdia o seu poder e passava por alguma humilhação em frente ao monumento de algum deus, e no final voltava ao seu cargo. O objetivo desse ritual era mostrar submissão do rei à divindade.

Ilustração medieval simbolizando um carnaval do período
Ilustração medieval simbolizando um carnaval do período

Mas esses rituais e festividades também tinham algumas semelhanças com a festa que conhecemos hoje. Na época de carnaval, os escravos eram soltos, as escolas fechavam e os povos dançavam pelas ruas. Também haviam carros parecidos com os carros alegóricos que conhecemos, só que com homens e mulheres despidos, e com o nome de carrum navalis, que significa carro naval devido ao formato semelhante a um navio.

Post Carnaval da MatemáticaAproveita a chance e vem aproveitar o nosso Carnaval da Matemática! 🎉

Curso Matemática do Zero com desconto até o dia 03/03. Chega mais, é só clicar aqui. 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp