O título da redação não é obrigatório na prova de redação do Enem, mas o título pode ser o diferencial no texto. Sendo uma indicação de domínio sobre o que foi expresso, o título é uma generalização que dentro do possível unifica as informações.
Uma das justificativas para que não se intitule a dissertação argumentativa é que o título não representa um componente estrutural, contudo ao se deparar com o título, o examinador já tem uma primeira noção sobre se o candidato compreendeu o que estava sendo pedido, pois o título deve ter relações com o tema da redação.
O que é importante saber sobre esse recurso?
O título é um resumo do tema
O título deve sintetizar o que o leitor vai encontrar ao longo do texto. Através dele, o leitor deve encontrar algumas pistas sobre o assunto principal do texto, mas sem entregar todo o conteúdo para que a curiosidade do leitor seja mantida.
Sem frases longas
Um bom título deve ser curto, por isso, use no mínimo três palavras, e não ultrapasse uma linha.
O verbo é opcional
O título não precisa ser uma oração composta por sujeito e predicado, isto é, pode ser uma expressão sem verbo se o seu título sintetizar o tema.
Criatividade é um bom caminho
O título deve deixar claro o assunto que será tratado no texto, mas nada impede o uso de figuras de linguagem e uma citação, lembrando-se sempre de colocá-las entre aspas. Mas lembre-se que tentar rebuscar demais pode dificultar o entendimento do título. Simplicidade é fundamental.
Ponto final, letras maiúsculas, linha em branco
Devo usar ponto no fim da frase?
Normalmente não há ponto no título, todavia se for uma oração, você pode usar o ponto final. Se a expressão for sem verbo, então, não use.
Devo usar letra maiúscula em todas as palavras?
Use letra maiúscula apenas em palavras que a exijam, como nomes próprios.
É obrigatório pular uma linha depois do título?
Não é obrigatório. Pular a linha pode deixar o título mais apresentável, mas evite esse recurso se o limite de linhas for pequeno.