Drogas: O combate ao consumo de entorpecentes no Brasil

Toda segunda-feira liberamos um novo tema de redação para nossos alunos praticarem. Nesta semana, o tema em questão é: “O combate ao consumo de entorpecentes no Brasil ”. Para ter acesso à correção, adquira qualquer um dos nossos pacotes que contenham o curso Completo ou Redação na Prática! Confira aqui.

Texto 1

 Iniciativa aplicada nos Cras quer fortalecer vínculos entre famílias e adolescentes para combater as drogas

Jovens entre dez e 14 anos participam das atividades, com orientação de profissionais do Cras treinados pelo Ministério da Saúde

 As atividades do projeto Fortalecendo Famílias, aplicadas pela Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas (CPDrogras) da Prefeitura Municipal de Fortaleza, começaram ontem no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Antônio Bezerra. A iniciativa atenderá adolescentes e respectivas famílias em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivo fortalecer vínculos familiares para reduzir conflitos e prevenir o uso de drogas.

Em processo de implantação em Fortaleza após ter sido adaptado para o Brasil a partir de projeto criado no Reino Unido e utilizado em 30 países, o Fortalecendo Famílias atenderá inicialmente 15 famílias selecionadas pelos Cras. De acordo com Ozanira Aquino, coordenadora de Formação da CPDrogras, Fortaleza será a primeira cidade brasileira beneficiada pelo programa após a fase de testes realizada em Brasília. “Esse programa é o maior investimento do eixo de prevenção do plano ‘Crack, é possível vencer’”, ressalta. (…)

Encontros

Com uma programação dividida em sete encontros semanais de duas horas de duração, o projeto Fortalecendo Famílias funciona na primeira hora com dois grupos, um com os adolescentes de 10 a 14 anos e outro com os familiares desses jovens. Em um segundo momento, os dois grupos são reunidos e debatem juntos os temas discutidos na atividade anterior. (…)

(http://portais.tjce.jus.br/)

Texto 2

drogas

(realidadesimbolica.blogspot.com.br)

Texto 3

 Iniciativas do governo no combate às drogas

As políticas públicas, programas e órgãos, na União, estados e municípios, incluindo o Judiciário e o Ministério Público, estão desarticulados, pulverizados e não formam redes eficientes e integradas, essenciais tanto à prevenção e repressão quanto ao tratamento e reinserção social. Essa opinião foi unânime entre senadores e especialistas ouvidos na subcomissão sobre dependentes químicos, da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

A vontade política do poder público para enfrentar o problema também foi questionada, já que os recursos, além de insuficientes, muitas vezes não chegam aos seus objetivos. Dos R$ 410 milhões anunciados pelo governo em maio de 2010 para combater o crack, por exemplo, apenas dois terços foram aplicados até o momento.

Parte da ineficiência do Estado foi atribuída à falta de um melhor dimensionamento do problema das drogas e da dependência química por conta da falta de dados. Roberto Kinoshita, coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, afirma que é importante que não haja reação excessiva do poder público. (…)

(www.senado.gov.br)

 Texto 4

drogas 2

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O combate ao consumo de entorpecentes no Brasil , apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 Instruções

– O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

– A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.

– A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.

– A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.

– A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp