Entenda a Teoria da Relatividade de Einstein

A Teoria da Relatividade, desenvolvida pelo físico Albert Einstein no ano de 1905, é conhecida pela afirmação de que a viagem no tempo é possível. Porém, a teoria de Einstein representa muito mais que isso e se divide em dois campos: A Teoria Especial da Relatividade e a Teoria Geral da Relatividade. Entenda a baixo:

Teoria Especial da Relatividade:

É basicamente composta por duas postulações:

  • As leis da Física se aplicam da mesma forma para observadores em velocidades constantes.
  • A velocidade da luz é constante para todos os observadores.

Seguindo está lógica, Einstein teorizou que o tempo pode mudar de acordo com a velocidade de um objeto em movimento em relação ao ponto de referência de cada observador. Ou seja, o tempo e espaço são relativos, e não absolutos, dependendo do ponto de vista de cada um.

Para ilustrar melhor esta teoria, imagine o tempo como um lugar onde a gente caminha. Mesmo que você esteja parado neste momento, você está em constante movimento na dimensão do tempo, já que os segundos estão o tempo inteiro passando. Mas o ponto principal da teoria de Einstein parte da ideia de que o tempo pode passar mais devagar para uns e mais rápidos para outros, dependendo da velocidade do corpo que está em movimento.

shutterstock_271332740

Se você estiver andando, por exemplo, o tempo passará mais rápido para você do que para alguém que não está exercendo nenhum movimento. Porém, as velocidades que vivenciamos no dia-a-dia são tão lentas, que estas diferenças na passagem do tempo acabam sendo muito pequenas e quase imperceptíveis por nós.

Agora imagine uma hipótese: existem dois irmãos gêmeos na Terra, um decide fazer uma viagem em uma espaçonave que tem a capacidade de viajar na velocidade da luz, para uma estrela distante e depois voltar. Neste sentido, e de acordo com a teoria de Einstein, o gêmeo que foi voltará muito mais jovem que o seu irmão que ficou na Terra, já que o tempo passará para ele de forma mais devagar em comparação ao outro.

Teoria Geral da Relatividade:

Com a Teoria Geral da Relatividade, Einstein também descobriu que a aceleração consegue distorcer a forma do tempo e espaço. Complicado de entender, não é? Mas imagine o espaço-tempo como uma espécie de tecido, e qualquer objeto massivo possui a capacidade de esticá-lo, e quanto mais pesado este objeto é, mais ele distorce este tecido.

350px-Spacetime_curvature

E por que isso é importante? A Teoria Geral da Relatividade explica nada mais, nada menos, que a gravidade, fenômeno que nos afeta todos os dias. De acordo com os estudos de Einstein, a força gravitacional é provocada por uma distorção na relação entre espaço e tempo. Isso pode ser observado em um corpo em queda, que percorrerá espaços maiores em tempos cada vez menores de acordo com sua massa.

Quer saber mais sobre Albert Einstein e sua teoria ? Clique aqui ! 

Veja um exemplo de questão no vestibular:

(UEG-GO) Antes mesmo de ter uma ideia mais correta do que é a luz, o homem percebeu que ela era capaz de percorrer muito depressa enormes distâncias. Tão depressa que levou Aristóteles – famoso pensador grego que viveu no século IV a.C. e cujas obras influenciaram todo o mundo ocidental até a Renascença – a admitir que a velocidade da luz seria infinita. GUIMARÃES, L. A.; BOA, M. F. “Termologia e óptica”. São Paulo: Harbra, 1997. p. 177

Hoje sabe-se que a luz tem velocidade de aproximadamente 300.000 km/s, que é uma velocidade muito grande, porém finita. A teoria moderna que admite a velocidade da luz constante em qualquer referencial e, portanto, torna elásticas as dimensões do espaço e do tempo é:

a) a teoria da relatividade.
b) a teoria da dualidade onda-partícula.
c) a teoria atômica de Bohr.
d) o princípio de Heisenberg.
e) a lei da entropia.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp