Física não é fácil e entender o que é um buraco negro, é duas vezes mais complicado. Mas o QG soluciona mais uma vez seus problemas e vem traduzir os buracos negros para vocês. Não, não estamos falando de buracos negros no chão, mas sim no espaço.
O que é um buraco negro?
Buracos negros são áreas no espaço onde uma quantidade de massa se encontra em um pequeno local. A gravidade dessa massa é tão forte que tudo nessa área é puxado em direção a ela. Até a luz, que possui uma massa muito pequena, é puxada para o meio do buraco. Nenhum objeto pode escapar dessa força gravitacional.
Nós já vimos um buraco negro?
Não (existem muitas ilustrações, mas nenhuma é real). Ainda não conseguimos ver, porque nenhuma luz é emitida dele (e o espaço é escuro). Astrônomos usam outros métodos para procurar por eles. Como eles têm uma massa enorme e uma força gravitacional muito grande, eles afetam as estrelas e sistemas que estão ao seu redor.
Qual a estrutura de um buraco negro?
Quando estrelas morrem, elas colapsam. Eventualmente, elas viram uma estrela anã branca ou uma estrela de nêutron. Estrelas muito grandes podem colapsar e se tornar quase infinitamente densas. A gravidade delas aumenta e tudo acaba ficando pesado. Assim, nada pode escapar da gravidade da estrela. Agora, imagine uma estrela morta com uma gravidade tão forte que nem mesmo a luz consegue escapar, assim, tem-se um buraco negro. O Sol é muito pequeno para se tornar um buraco negro, para isso, é necessário que a estrela seja muito maior.
Centro das Galáxias
Astrônomos desenvolveram telescópios que são capazes de ver grandes áreas negras no centro de muitas galáxias. Essas áreas possuem massas que podem ser bilhões de vezes maiores que a do Sol. Os cientistas as determinaram, observando a velocidade das estrelas que orbitam perto do centro do buraco e as no limite da galáxia. As coisas se movem mais rápido quando a gravidade é forte, até mesmo um sistema de estrelas e planetas. É como destampar o ralo de uma banheira cheia. As coisas se movem mais rápido quando chegam perto do buraco negro.
Após essa breve explicação, deixamos para vocês uma questão da prova de Ciências da Natureza do Enem 2015:
Gabarito: D