Não é só aqui no Brasil que os estudantes ficam surtados em época de prova. Muitos estudantes são cheios de manias e rituais que acreditam dar sorte. As dicas de hoje são lá de longe, da Ásia.
- Chocolate KitKat
No dia da prova, japoneses tem o hábito de comer o prato “Katsudon” (arroz com ovo e carne suína frita) para dar sorte. “Katsu” significa ganhar, daí vem a tradição. Quando o chocolate entrou no mercado japonês, veio associado à mensagem de sorte. Isso, porque é pronunciado como “Kitto Katto” que se assemelha a “kitto katsu” que por sua vez significa “ganho certo”. Um amuleto da sorte bem prático e gostoso para os estudantes brasileiros.
- Maçã
A distribuição de maçãs e os pratos feitos com maçã são tradicionais nos campus das universidades de Hong Kong em época de prova. Em chinês, a pronúncia da maçã é: “ping guo”, que significa: “segurança”. Ou seja, você vai passar com segurança pela sua prova. Além de não pegar um resfriado!
- Cabelo Sujo
Na hora do desespero da noite anterior a sua prova, você com certeza já passou batido pelo banho, que a gente sabe! Mas não tem problema, na Coreia do Sul, há uma crença que ao lavar o cabelo, você lava também o seu conhecimento, deixando ele escapar.
- Suco de caju, não, é porco com caju
Mais ou menos um mês antes das provas começarem, os estudantes de Hong Kong se reúnem para realizar atividades que vão ajudá-los a tirar boas notas. A primeira parte é um jantar em um restaurante chinês. É crucial comer carne de porco em cubos com caju. Isso porque caju em chinês parece com “desejo de passar”, já cubos de porco, com “desejo por distinção”.
- O porco
A refeição não acaba por aí. Depois, é o momento de fatiar um pedaço enorme de porco
assado. Cada estudante tem uma chance de cortar a fatia na metade. Os que conseguem, são estudantes que com certeza passarão de primeira. Por fim, os alunos comem kiwi, pois o som da palavra lembra “fácil de passar nas provas”. Um tanto ou quanto lúdica essa superstição, não acham? Vegetarianos: passem para a próxima.
- Pais super protetores
Para os alunos que morrem de vergonha de encontrar os pais na porta da escola, na Ásia a vida de vocês não seria fácil! Alguns pais ficam na saída da sala, enquanto os filhos fazem as provas, rezando para que tirem uma boa nota.
- Cuidado com as sopas!
Além de comer muito porco, ainda rola uma restrição com sopas. As com algas devem ser evitadas antes de provas, pois acredita-se que você vá esquecer tudo que aprendeu na sua revisão.
Na Ásia, há o suco de galinha (sim, é verdade!). Os alunos dizem que o suco ajuda na concentração e é muito famoso entre os estudantes de Cingapura. Que tal procurarem a receita?!
- Calcinha e cuecas provocantes
Vermelho é a cor da sorte na China. Então, muitos acreditam que usar roupas íntimas vermelhas, ajudam a trazer sorte.
- Deus da Curva do Sino
Pessoal, é isso mesmo, os estudantes tem seu próprio Deus, que reúne todos os medos dos alunos asiáticos. Curso do Sino é o quão bem você foi na sua prova por si só e em comparação ao resultado dos outros colegas. Há uma imagem dessa entidade em diversas universidades ao redor da Ásia e os alunos deixam oferendas para Ele em época de provas. Existe até uma conta do Twitter Dele (até porque Deus do estudante tem que ser moderno!).
E aí? Vão aderir alguma das superstições?