Veja as 10 fórmulas de Física mais importantes para o Enem e vestibulares:
1) Velocidade média
A fórmula de velocidade média é uma das mais conhecidas e também uma das mais cobradas nos vestibulares. A velocidade de um corpo é definida pela relação do seu deslocamento em determinado período de tempo. A fórmula de velocidade média é:
Vm = s / t
Onde, s é a variação de espaço e t a variação de tempo.
2) Segunda lei de newton
De acordo com a segunda lei de newton, para que um objeto mude o seu estado de movimento será preciso uma força resultante da massa do objeto e da aceleração por ele adquirida. Essa relação pode ser descrita com a equação:
Fr = m . a
Onde, m é a massa do objeto e a é a aceleração obtida.
3) Calorimetria
A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos recorrentes da transferência da energia que chamamos de “calor”. A fórmula principal da calorimetria é a que calcula a quantidade total de calor em um corpo. Veja:
Q = m . c . Δθ
Onde:
Q = quantidade de calor sensível (cal ou J).
c = calor específico da substância que constitui o corpo (cal/g°C ou J/kg°C).
m = massa do corpo (g ou kg).
Δθ = variação de temperatura (°C).
Saiba mais sobre calorimetria.
4) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Podemos descrever o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) como o movimento de um corpo móvel em relação ao seu referencial que está em velocidade constante. Para calcular o espaço, o tempo ou a velocidade no MRU, utiliza-se a famosa equação sorvete.
S = So + V . t
Onde:
S = espaço final
So = espaço inicial
V = velocidade
t = tempo
5) Pressão
Quando observamos um prego com uma ponta bem fina sendo martelado na parede, também observamos aplicação de uma força. O prego só consegue ser penetrado na parede pois, ao martelarmos, aplicamos uma força que provoca uma pressão diretamente proporcional a esta força, e inversamente proporcional a área de aplicação. Para o cálculo da pressão de líquidos e gases, usamos a seguinte fórmula:
P . v = n . R . T
Onde:
P = pressão
V = volume
N = número de mols
R = constante dos gases perfeitos
T = temperatura
6) Eletricidade
Um circuito elétrico pode ser entendido como um conjunto de elementos que possuem funções diferentes com o fim de transportarem uma corrente elétrica. Veja a principal fórmula no estudo da eletricidade:
V = R . i
Onde:
V = diferença de potencial elétrico
R = resistência elétrica
I = intensidade da corrente elétrica
Saiba mais sobre física elétrica.
7) Empuxo
O empuxo representa a força resultando exercida pelo fluido sobre um corpo. Quando entramos na piscina, nos sentimos mais leves e boiamos pois há uma força de empuxo atuando sobre nós, se opondo a força peso que seria responsável por nos afundar. De acordo com o princípio de Arquimedes, podemos calcular a força de empuxo da seguinte forma:
E = d . V . g
Onde:
E = empuxo
D = densidade
V = volume deslocado
G = aceleração da gravidade.
Saiba mais sobre hidrostática.
8) Equação de Torricelli
Esta equação tem a função de encontrar a velocidade de um móvel em movimento retilíneo uniforme (MRU) sem que o tempo seja conhecido. Veja:
vf² = v0² + 2 . a . s
Onde:
vf = velocidade final
v0 = velocidade inicial
a = aceleração
s = variação do espaço
9) Distância
A fórmula para o cálculo da distância que um corpo percorre é:
d = v . t
d = distância
v = velocidade
t = tempo
10) Velocidade das ondas
Uma onda, no estudo da Física, pode ser classificada como um movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Um exemplo de onde pode ser observado, é quando se joga uma pedra em um lago. O impacto causará uma perturbação na água, fazendo com que ondas circulares se propaguem pela superfície. Para calcular a velocidade das ondas utilizamos a seguinte fórmula:
V = x . f
Onde:
V = velocidade da onda;
x = comprimento de onda;
f = frequência da onda.
Saiba mais sobre os assuntos de Física mais cobrados no Enem.
Com o curso Física do Zero você dominará todo o conhecimento básico e aprofundado de Física para garantir ótimas notas no ENEM e nos vestibulares! 🌎 Saiba mais sobre o curso.